Logo
Banner
Banner
Banner
Home

Para Quem Escrevo Este Blog / Curso

Qualquer pessoa que queira iniciar sua formação de web designer, de graça. Basta ter perseverança e ser criativo. Ou, pelo menos, que se interesse por inovação e tecnologia. A criatividade será resultado da expiração.

Precisa ser um gênio para ser um bom web designer ou desenvolvedor? 

Não! Baseio-me pelo meu próprio caso. Considero-me uma pessoa com inteligência média. Porém, tenho algumas qualidades bem importantes para quem deseja investir nesta carreira – disciplina, perseverança, curiosidade, paciência e pragmatismo. Se você também tem todas estas qualidades, acredito que também possa prosperar neste segmento.

Web design requer bastante tempo de estudo. Porém, uma característica importante e, diria que é até uma vantagem sobre algumas outras profissões, é que você pode adquirir o conhecimento enquanto trabalha na área, contanto que tenha conseguido um mínimo de capacitação técnica.

Outro enfoque importante nesta publicação é direcionar para a condução no desenvolvimento de um projeto, junto ao seu cliente. Neste sentido, muitas informações independem da tecnologia escolhida e, em alguns casos, até será útil para outras área de criação e desenvolvimento. Mesmo assim, algumas publicações e artigos terão abordagens de tecnologias específicas.

Um dos grandes problemas desta área (e de muitas outras áreas, diga-se de passagem) é a relação entre cliente e o desenvolvedor. Desenvolvi uma metodologia de atendimento que, quanto mais eu a aprimoro, menos problemas tenho com o cliente. E no final das contas é isso que queremos – prestar um bom serviço e o cliente ficar satisfeito.

Consiste em fazer o cliente participar de todo o processo, receber informações importantes constantemente e assumir a responsabilidade sobre as escolhas. Recentemente, tive informações coincidentes sobre este tipo de abordagem e está sendo tratado lá fora como “design systems”.

Para reforçar: fiz um curso de terceiro grau na área de design gráfico convencional. Depois busquei fontes online de conhecimento por conta própria. O objetivo é tentar reunir as melhores experiências das duas formas de aprendizagem e traduzir num roteiro de estudos, por conta da lacuna de conhecimento necessário que observei durante este período que atuei no mercado real e em constante mudança. Não posso dizer que não existam cursos que preencham esta lacuna hoje em dia, pois ainda não pude pesquisar os cursos existentes. 

Trata-se de um material em constante elaboração. Sendo assim, fique de olho para novos conteúdos, na medida que eu for tendo tempo para organizar e elaborar o material. Espero que aproveite bastante.

A jornada é longa. Inspire-se!

Um pequeno resumo sobre o panorama generalizado do segmento de web design e o que esperar do conteúdo fornecido neste site.
Algumas características importantes que precisa ter para absorver melhor as informações contidas nos assuntos abordados.
Guia de embasamento de história da arte e algumas outras áreas de conhecimento pertinentes.
Informações sobre a história recente da web e dicas sobre como organizar sua base de conhecimento.
Conceitos básicos e avançados sobre temas essenciais para prosperar na carreira. Além de mapa de estudos e tutoriais dos programas envolvidos em todas as etapas do processo de criação.
Informações importantes sobre alguns aspectos de criação de projetos web e um guia completo e exclusivo sobre metodologia de atendimento junto a clientes e prospectantes.
Mão na massa. Conheça as principais linguagens de programação e tente achar uma que se adéqüe ao seu estilo de trabalho, pensamento e organização.
Saiba as vantagens e desvantagens sobre as diferentes formas de divulgação digital disponível na web.
Publicações de assuntos variados sobre diversos temas tangentes do mundo de web design.
LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS N.º 13.709/18
Este site se compromete a seguir a Lei Geral de Proteção de Dados Nº 13.709/18. Sendo assim, o site também se compromete a garantir o direito à efetiva proteção, segurança e privacidade de suas informações pessoais. Ao aceiter os nossos temos, também está concordando com nossa política de cookies.