Logo
Banner
Banner
Banner
Home

Para Quem Escrevo Este Blog / Curso

Qualquer pessoa que queira iniciar sua formação de web designer, de graça. Basta ter perseverança e ser criativo. Ou, pelo menos, que se interesse por inovação e tecnologia. A criatividade será resultado da expiração.

Precisa ser um gênio para ser um bom web designer ou desenvolvedor? 

Não! Baseio-me pelo meu próprio caso. Considero-me uma pessoa com inteligência média. Porém, tenho algumas qualidades bem importantes para quem deseja investir nesta carreira – disciplina, perseverança, curiosidade, paciência e pragmatismo. Se você também tem todas estas qualidades, acredito que também possa prosperar neste segmento.

Web design requer bastante tempo de estudo. Porém, uma característica importante e, diria que é até uma vantagem sobre algumas outras profissões, é que você pode adquirir o conhecimento enquanto trabalha na área, contanto que tenha conseguido um mínimo de capacitação técnica.

Outro enfoque importante nesta publicação é direcionar para a condução no desenvolvimento de um projeto, junto ao seu cliente. Neste sentido, muitas informações independem da tecnologia escolhida e, em alguns casos, até será útil para outras área de criação e desenvolvimento. Mesmo assim, algumas publicações e artigos terão abordagens de tecnologias específicas.

Um dos grandes problemas desta área (e de muitas outras áreas, diga-se de passagem) é a relação entre cliente e o desenvolvedor. Desenvolvi uma metodologia de atendimento que, quanto mais eu a aprimoro, menos problemas tenho com o cliente. E no final das contas é isso que queremos – prestar um bom serviço e o cliente ficar satisfeito.

Consiste em fazer o cliente participar de todo o processo, receber informações importantes constantemente e assumir a responsabilidade sobre as escolhas. Recentemente, tive informações coincidentes sobre este tipo de abordagem e está sendo tratado lá fora como “design systems”.

Para reforçar: fiz um curso de terceiro grau na área de design gráfico convencional. Depois busquei fontes online de conhecimento por conta própria. O objetivo é tentar reunir as melhores experiências das duas formas de aprendizagem e traduzir num roteiro de estudos, por conta da lacuna de conhecimento necessário que observei durante este período que atuei no mercado real e em constante mudança. Não posso dizer que não existam cursos que preencham esta lacuna hoje em dia, pois ainda não pude pesquisar os cursos existentes. 

Trata-se de um material em constante elaboração. Sendo assim, fique de olho para novos conteúdos, na medida que eu for tendo tempo para organizar e elaborar o material. Espero que aproveite bastante.

A jornada é longa. Inspire-se!

Um pequeno resumo sobre o panorama generalizado do segmento de web design e o que esperar do conteúdo fornecido neste site.
Algumas características importantes que precisa ter para absorver melhor as informações contidas nos assuntos abordados.
Conceitos básicos e avançados sobre temas essenciais para prosperar na carreira. Além de mapa de estudos e tutoriais dos programas envolvidos em todas as etapas do processo de criação.