Logo
Banner
Banner
Banner
Linguagens
Nesta parte, vou tentar dar uma visão geral de algumas das principais linguagens de programação utilizadas hoje em dia, juntamente com links para tutoriais de diferentes níveis e estilos para que consiga definir qual caminho seguir.

A ordem que vou apresentar as tecnologias também importa. A intenção é mostrar uma direção lógica de como absorver cada linguagem de acordo com a minha avaliação de facilidade / utilidade.

Muitos dos links para tutoriais que estou informando são fontes que eu mesmo testei e com a qual eu aprendi algumas dessas tecnologias. Mesmo que alguns links sejam em inglês e não dominar, serve para ver os desenvolvedores codificar.

HTML / HTML 5

Sem dúvida, a principal linguagem a aprender. Não só serve como base para exibição de informações em conjunto com qualquer outra linguagem dinâmica, mas também é relativamente fácil de aprender e vai facilitar o caminho para aprender outras linguagens.

Para saber mais um pouco sobre a história do HTML, acesse o link abaixo:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/HTML
- https://pt.wikipedia.org/wiki/HTML5

Os principais objetivos desta linguagem são para estruturar interfaces de navegação e exibição de informações.

Alguns tutoriais interessantes:
- Curso HTML para Principiantes

- HTML Full Course - Build a Website Tutorial

- Learn HTML5 - full course with code samples

CSS / CSS 3

Em conjunto com HTML, precisamos usar outra linguagem chamada CSS. Serve para aplicarmos estilos gráficos em elementos HTML, para compor os layouts criados e demais elementos gráficos.

Existem diversas formas de trabalhar com CSS. “Inline” que, você aplica o estilo dentro da própria tag HTML. Com arquivo externo e através de “classes”. E diversas outras formas utilizando outras linguagens para aplicação de CSS, como javascript.

Alguns links para tutoriais sobre CSS / CSS3:
- Curso Basico de CSS desde 0 - Introduccion

- CSS Tutorial - Zero to Hero (Complete Course)

- CSS Grid Layout e Flexbox - Quando Utilizar

Javascript

Esta linguagem sempre foi popular. Porém, nos últimos anos, deu um salto em sua importância. Não só pelo fato dos usuários exigirem navegação mais complexa, mas também por conta dos diversos “frameworks” que foram criados com base em javascript.

Desta forma, tornou-se obrigatória a aprendizagem desta linguagem. Especialmente se você gostaria de seguir pelo caminho de desenvolvimento de frontend.

Alguns links para tutoriais:
- What is JavaScript capable of doing? - JavaScript Course #01

- Learn JavaScript - Full Course for Beginners

- JavaScript Tutorial for Beginners - Full Course in 8 Hours [2020]

JQuery

Um dos milhares de exemplos de “frameworks” criados em javascript. O JQuery se tornou bem popular pela sua facilidade de aprendizagem e operação. Porém, hoje em dia, não está mais na preferência dos desenvolvedores. Mesmo assim, acho que vale a pena aprender por dois motivos:
- Ainda existem muitos projetos criados com auxílio deste framework. Então, se pegar um projeto para dar manutenção, terá que saber como funciona.
- É um bom “framework” com base em javascript para ter uma noção de como funciona a mecânica destes tipos de bibliotecas.

Alguns links para tutoriais:

- Tutorial jQuery Básico pt-BR

- jQuery Tutorial #1 - jQuery Tutorial for Beginners


PHP

Uma das linguagens dinâmicas de maior popularidade e mais fáceis de aprender. Especialmente para iniciantes. Gosto muito desta linguagem, pois temos a possibilidade de trabalhar em diversos níveis de complexidade. Desde uma arquitetura simples de desenvolvimento, até uma arquitetura complexa com gerenciamento de biblioteca de terceiros, com auxílio de outros frameworks.

Alguns links para tutoriais:
- Curso de PHP para Iniciantes

- PHP Programming Language Tutorial - Full Course

Bando de Dados / SQL / MySQL / SQL Server

MySQL é um dos bancos de dados mais populares. E o melhor de tudo – de graça. Essencial para quem gostaria de trabalhar com backend, desenvolvimento web mais complexos e completos, além de sistemas voltados para web.

Alguns links para tutoriais:
- CURSO DE SQL EN MySQL - COMPLETO

- SQL Tutorial - Full Database Course for Beginners

- Curso completo de php e mysql

- SQL Server para Iniciantes

Frameworks PHP

GIT

Não é uma linguagem, mas é um mecanismo de versionamento bem utilizando e também exigido pelo mercado. A esta altura, vale a pena conhecer para avaliar se poderia utilizar na sua metodologia de desenvolvimento.

Alguns links para tutoriais:
- Curso básico de Git

- GitHub | Guia Completo do Iniciante

- Git & GitHub Tutorial for Beginners

Node.js

Um pouco difícil de explicar rapidamente, mas trata-se de um conjunto de mecanismos que formam um ambiente para desenvolvedores programarem um projeto completo em javascript. Indico somente depois que tiver domínio sobre javascript. Além disso, está sendo bastante requisitado por empresas de tecnologia. Especialmente start-ups.

Trabalhar com Node. js também facilita o gerenciamento de bibliotecas de terceiros em seu projeto, otimização de código para melhor desempenho, além de diversas outras características.

Caso queira se aprofundar sobre os detalhes, acesse o link abaixo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Node.js

Alguns links para tutoriais:
- Curso de Node.js

- Learn Node.js - Full Tutorial for Beginners

REACT / Angular / Vue

Frameworks robustos para trabalhar em Node.js. Requer alto grau de conhecimento de javascript para entender e aproveitar melhor estes frameworks que são voltados para frontend e ênfase em separar os elementos de seu projeto em componentes.

Alguns links para tutoriais:
- React JS Curso Rápido - Masterclass #1 2020 - 100% Prático!

- Learn React JS - Full Course for Beginners - Tutorial 2019

- Curso de Angular

- VueJS em 1 hora! (Teoria e prática)

- Learn Vue.js - Full Course for Beginners - 2019

ASP.NET / .NET

Para quem curte produtos da Microsoft, como eu, este é um bom framework para conhecer. Podemos trabalhar em diversas linguagens dentro do ASP.NET, com VB.NET e C#. Mas vou sugerir C#. Não só porque é a linguagem mais popular dentro do framework ASP.NET, mas também porque existem diversos outros “subframeworks” desenvolvidos em C# que são bem interessantes, como Xamarin (desenvolvimento de aplicativos para iOS e Android). Outro aspecto importante é que a sintaxe é similar à de javascript e PHP.

E também vou indicar a começar pelo ASP.NET Core, pois a versão antiga está caindo em desuso e as empresas de tecnologia estão exigindo mais o Core.

Alguns links para tutoriais:
- Workshop: Asp .NET Core para Iniciantes - Introdução

- ASP.NET core tutorial for beginners

- Learn ASP.NET Core 3.1 - Full Course for Beginners [Tutorial]

Vou sempre complementar esta área com novas informações. Mas lembre-se: isso é só para o começo da aprendizagem. Para cada linguagem existe uma infinidade de detalhes para se aprofundar conforme avança em seu conhecimento. O importante é a persistência.