Logo
(11) 3230-8388
Banner
Banner
Banner
Futurologia
CURSO WEB DESIGN
Uma das coisas que mais gosto de fazer, é ver filmes antigos ou modernos, que tentam projetar como seria o futuro daqui a determinada quantidade de anos. Podemos começar com um clássico, chamado Metrôpolis – Fritz Lang - 1927. Claro que se trata de um exemplo extremo, pois o filme é da década de 1920, projetando o mundo para 2027, em que temos um real conhecimento de como as coisas ficaram. Covardia.


Outro filme que fez bastante sucesso e trata também de projeção de tecnologia para o futuro, é o 2001, Uma Odisséia no Espaço – Stanley Kubrick - 1968, realizado na década de 70. Cientistas adoram este filme, pois muitos itens imaginados no filme, estão se tornando ou se tornaram realidade.


Um dos meus filmes favoritos, em termos de futurologia seria o A.I. – Steven Spielberg - 2001. Acho o trabalho de futurologia incrível desse filme. Não só de um período mais próximo para chegar, quanto também um bem mais distante. Aliás, gosto muito do trabalho de futurologia desenvolvido por quase todos os filmes que são produzidos por Spielberg (citar outros filmes e link imdb). Faz imaginar que ele também goste muito desse tema.


Outro filme que tive uma história peculiar, foi O Exterminador do Futuro – James Cameron - 1984. Vi este filme durante a década de 80, portanto, tive a impressão próxima da idealização. Não sou muito adepto a ver o mesmo filme várias vezes, mesmo porque minha fila de espera para ver novos filmes é gigantesca, em função da minha falta de tempo, que espero que vocês também experimentem. De qualquer forma, fui rever este filme em 2015, quando fiz uma viagem para os EUA, e numa das parte desta viagem, fiquei numa "start-up house", no vale do silício (Silicon Valley).

Acontece que nessas casas, normalmente são resididas por muitos jovens, pois ainda estão na faculdade, ou saindo da faculdade e em alguns casos até começando o próprio negócio numa dessa casas. Bom, além deles fumarem maconha quase todos os dias de noite, este pessoal também faz algumas atividades "sociais" (talvez para tentar compensar o déficit social que eles sabem que tem), como jogar vídeo game ou ver filmes juntos. Um belo dia, ao voltar de um passeio pela cidade, me deparei com o pessoal reunido na sala para começarem a ver um filme - O Exterminador do Futuro. Achei aquela oportunidade o máximo. Ver um filme antigo, que eu tinha visto na época que saiu, e que ia ser visto por jovens de hoje que o filme tratava em alguns momentos. Impagável!

Primeira cena do filme: Ano 2020 - Los Angeles (400 km de onde eu estava em 5 anos). Um pé daquele android T 1000 esmaga um crânio de ossos de humano. O plano se afasta e mostra o robô de corpo inteiro, com espingardas a laser "caçando" os rebeldes. No fundo, tudo destruído. Máquinas passando para todos os lados. Um verdadeiro caos. A reação da molecada era hilária. Especialmente quando viram, mais tarde no filme, pessoas fumando cigarro dentro de delegacias.


Porque falei sobre filmes, num curso para web designers? Simples. Primeiro para enfatizar que muito do que projetamos para o futuro fica completamente fora da realidade, por mais estudados e inteligentes que sejamos. Volto no ponto para deixar uma tecnologia amadurecer antes de migrar ou incorporá-la. Seja uma nova linguagem ou uma infra-estrutura de servidor. Outro ponto, para fazer um paralelo entre o período de tecnologia web que estamos passando por agora e o quanto vemos que poderá evoluir. Na minha opinião, estamos na década de 1920 do cinema, em analogia ao desenvolvimento web. Preparem-se para mudanças constantes.

Observação: Como dever de casa – assistir todos estes filmes.